3 dicas para você administrar a sua empresa em uma situação de crise

3 dicas para você administrar a sua empresa em uma situação de crise

Por mais que você seja experiente e esteja acostumado a lidar com negócios diariamente, é difícil administrar uma empresa em situação de crise, por isso, separamos algumas dicas que são essenciais para enfrentar situações delicadas e que exponham uma empresa à riscos jurídicos ou financeiros que comprometam o seu desenvolvimento. Acompanhe este post e confira 3 dicas para você administrar sua empresa em situação de crise!

Primeiramente, quem lida com o mundo empresarial, sabe que é preciso desenvolver habilidades específicas, como a habilidade de lidar com riscos e criar soluções rápidas, que de preferência proporcionem segurança para sua empresa.

Cada novo problema, pode parecer um desafio ainda mais difícil, mas a realidade é que são diversas situações diferentes e cada uma pede atenção e cuidado especial.

Mas, quais situações podem implicar em riscos para sua empresa?

Os problemas enfrentados pelas empresas costumam ser relacionados a falta de planejamento estratégico e assessoramento jurídico, por isso, ter especialistas preparados para lidar com as situações mais adversas é imprescindível.  

Um planejamento estratégico prepara sua empresa para as mutações do mercado e te auxilia a tomar decisões mais assertivas e seguras para o futuro da empresa, oferecendo facilidade de adaptação para enfrentar os desafios do dia-a-dia, além de ajudar a identificar as melhores oportunidades de negócio para dedicar seu tempo e recursos, por isso, a falta desse planejamento é um dos fatores que podem colocar a sua empresa em risco.

Mas, muitos dos casos, podem se tratar apenas da falta de aconselhamento jurídico, como dificuldades com elaboração de contratos, você sabe como erros contratuais podem prejudicar a sua empresa?

A principal função de um contrato é oferecer proteção legal, além de defender os interesses da empresa e garantir segurança para ambas as partes, um contrato mal elaborado pode acarretar em ações judiciais, desgaste de ambas as partes e também refletir na imagem da sua empresa.

Dificuldades com a área tributária também são muito comuns, por isso é necessário estar sempre atento às mudanças e aos impostos que sua empresa deve pagar.

Além, é claro, de dívidas que aparentemente não possuem solução, mas podem ser facilmente resolvidas por meio de cobrança extrajudicial.

Outro tipo de problema que toda empresa quer evitar é o de demandas consumeristas, afinal, quem quer ter problemas com seus clientes? Ações judiciais de consumidores são sempre um bom motivo para se preocupar!

E jamais poderíamos deixar de citar as demandas trabalhistas, que são extremamente comuns para empresas de todos os portes, principalmente com o covid-19, então caso sua empresa esteja tendo problemas, é importante conferir como ficam as relações trabalhistas durante a pandemia.

Confira algumas dicas que a SBC Law separou para te ajudar a lidar com situações de crise!

3 dicas para você administrar a sua empresa em uma situação de crise

Agora que você já observou alguns fatores comuns que costumam causar problemas para as empresas, é importante avaliar algumas decisões que são cruciais para evitar problemas no seu negócio.

É claro que o suporte de um especialista pode fazer toda a diferença em momentos de dificuldade, mas existem alguns fatores básicos que você precisa se atentar.

Veja algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de enfrentar uma crise dentro da sua empresa

  1. Confira o caixa e calcule as dívidas;
  2. Negocie com os fornecedores;
  3. Use a internet e a tecnologia a seu favor.

Com essas 3 pequenas ações que você viu acima, será muito mais fácil lidar com situações delicadas e proteger a sua empresa de problemas mais sérios.

E se você ainda está inseguro quanto ao futuro do seu negócio, não deixe de considerar a recuperação judicial, confira se sua empresa se encaixa nos requisitos para este tipo de ação e planeje seus próximos movimentos!

Quer entender mais sobre a recuperação judicial? Veja aqui como ela funciona.

Mas é importante lembrar que de nada adianta tomar as devidas precauções se você não puder contar com o amparo de uma equipe jurídica.

Com um jurídico bem estruturado, é possível lidar de forma mais inteligente com as situações indesejadas e até mesmo evitar crises dentro da sua empresa, poupando seu negócio de transtornos financeiros ou judiciais.

Você sabe a importância de um jurídico empresarial eficiente?

Um jurídico eficiente traz segurança e redução de riscos, impactando diretamente a performance da sua empresa.

Empreender é pensar em vários fatores simultaneamente, você como empresário, sabe bem disso.

Para que suas decisões sejam cada vez mais inteligentes, é importante que o jurídico da sua empresa esteja bem alinhado, e pensando nisso, a SBC Law preparou 4 dicas que vão direcionar o seu departamento jurídico, acompanhe:

  1. Ter uma atuação ativa;
  2. Usar a tecnologia como aliada;
  3. Atuar em conjunto com parceiros e outros departamentos;
  4. Ter uma política de compliance.

Para obter resultados, reduzir riscos e contribuir com o desenvolvimento saudável do seu negócio, conte com a equipe de especialistas da SBC Law e lide com questões jurídicas de forma simples e inteligente.

Continue acompanhando o SBC Insights para saber tudo o que se passa no mundo jurídico e empresarial, além de poder contar com as dicas de nossos especialistas para lidar com as mais diversas situações dentro do seu negócio.

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados