5G e negócios: qual o impacto para as empresas?

5G e negócios: qual o impacto para as empresas?

5G e negócios: qual o impacto para as empresas?

Tecnologia deve chegar ao Brasil em breve e pode revolucionar o mercado.

No início de fevereiro, a Agência Nacional das Telecomunicações (ANATEL) aprovou o edital do leilão do 5G no Brasil e empresas devem começar a dar seus lances ainda neste ano.

Toda grande novidade costuma trazer impactos econômicos e sociais, principalmente quando se trata de tecnologia e inovação, com o 5G não seria diferente.

Certamente, tamanha revolução tecnológica deve trazer mudanças significativas para o mercado e os negócios no Brasil, portanto, não deixe de estudar o tema e entender como essa tecnologia que promete trazer efeitos extremamente positivos pode afetar seu negócio, claro, desde que você saiba como fazer para utilizá-la da melhor maneira e se destacar dos demais.

O que podemos garantir é que planejamento e gestão estratégica são fatores fundamentais para sair na frente.

Acompanhe o texto e entenda qual a importância desse acontecimento para o mundo dos negócios.

Afinal, o que é o 5G?

Muito se fala sobre o 5G e todos desejam que essa nova fase chegue logo, mas você sabe de fato o que é essa tecnologia?

É muito comum não entender o que é e como funciona, mas saiba que não se trata apenas de velocidade de navegação… conheça um pouco mais sobre o tema:

O 5G é a evolução do 3G e do 4G, seu diferencial não é somente a velocidade de conexão à internet no celular, mas também uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, com mais agilidade e menos latência, podendo atingir uma navegação e download até 20 vezes mais rápido.

A ideia é usar o melhor espectro de rádio para permitir mais aparelhos acessando a internet ao mesmo tempo, o que pode resultar em mais de 1 milhão de aparelhos conectados simultaneamente por metro quadrado.

Essa tecnologia traz diversas possibilidades que podem revolucionar a sociedade, como objetos inteligentes e cidades inteligentes. Celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar, câmeras de segurança e outros muitos eletrônicos poderão estar conectados através da rede.

Mas qual a relação do 5G com os negócios?

Bom, se você não conseguiu perceber como essa tecnologia pode afetar drasticamente o desempenho do mercado brasileiro, vamos resumir o seu impacto nos negócios em: maior capacidade de inovação.

Os efeitos da implementação do 5G no Brasil vão muito além da navegação básica ou de downloads realizados em curto tempo, certamente o mercado brasileiro sentirá a transformação em diversas áreas. Entenda:

Obviamente os impactos não serão imediatos, mas o mercado vai sofrer uma grande transformação após a fase de implementação do 5G e o processo de descoberta dessa tecnologia, quando as empresas devem começar a investir e acreditar nas possibilidades inovadoras que poderão ser exploradas para gerar ainda mais resultado.

A tecnologia é sinônimo de evolução e é capaz de permitir até mesmo a realização de cirurgias remotas, monitoramento de pacientes ou diagnósticos inteligentes, ou seja, o impacto na saúde será de grande notoriedade.

Mas tratando do empreendedorismo como um todo, existe um mundo de novas possibilidades, onde quem se antecipa consegue criar diferenciais determinantes para o futuro de um negócio.

Como preparar seu negócio para a chegada do 5G?

Fica clara a importância do desenvolvimento de uma estratégia de implementação do 5G. Com um olhar crítico, é importante identificar problemas e pontos que podem ser solucionados e aprimorados com a tecnologia, otimizar é a palavra do futuro.

A facilidade digital deve trazer ganhos imensuráveis para as empresas, a chegada do 5G deve facilitar a automatização em escritórios e ressignificar a produtividade e as relações de trabalho.

Para sair na frente dos concorrentes, um departamento de gestão estratégica fará toda a diferença e para isso, você pode contar com a SBC Law, nossos especialistas terão o olhar assertivo que seu negócio precisa para se adaptar e se destacar nessa nova fase da inovação tecnológica no mundo do empreendedorismo.

E não pense que sua empresa não se adequa às mudanças e melhorias que a tecnologia pode viabilizar, as evoluções podem se expandir para todos os ramos!

Para facilitar o entendimento da dimensão da transformação, vamos utilizar o exemplo de um varejista que com o 5G pode aplicar a tecnologia de reconhecimento facial em suas lojas e proporcionar uma experiência única e personalizada para seus clientes de modo imediato.

É fundamental perceber as oportunidades viabilizadas pela tecnologia e pensar em como gerar experiências diferenciadas para consumidores e colaboradores que farão sua empresa se destacar das demais.

Mas não se engane, é preciso se atentar ao fato de que apesar de a tecnologia 5G ser o grande impulso dessa transformação, as empresas devem se empenhar e desenvolver soluções inteligentes e inovadores, portanto, a gestão estratégica deve ficar atenta às atualizações que ao serem trabalhadas de forma inteligente, podem revolucionar os processos dentro das indústrias e empresas.

O que acha de receber a orientação dos especialistas em Gestão Estratégica da SBC Law e se preparar para o futuro dos negócios? Saiba mais e saia na frente dos seus concorrentes!

Este momento é decisivo e pede um olhar futurístico e criativo dos empreendedores em relação aos seus modelos de negócio, que devem estar em compliance com o mundo digital e a evolução da tecnologia.

Não deixe de acompanhar o SBC Insights para receber dicas valiosas de nossos especialistas e se manter atualizado das tendências jurídicas e empresariais do Brasil e do mundo!

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados