Boas práticas que você deve seguir para evitar ações judiciais de consumidores

Boas práticas que você deve seguir para evitar ações judiciais de consumidores

Ações judiciais movidas por consumidores acarretam prejuízo financeiro e desgastes nas relações comerciais. Seguem algumas dicas para que as Empresas possam evitar ações consumeristas e não correr riscos.

Você certamente já precisou ou conhece alguém que precisou lidar com uma demanda judicial consumerista, infelizmente ações judiciais são extremamente comuns no meio empresarial, mas podem ser facilmente evitadas seguindo algumas regras básicas, além disso, o ideal mesmo é não precisar lidar com esse tipo de problema, certo?

Nenhuma empresa quer enfrentar um processo, pois impactam e prejudicam o negócio. Afinal, uma ação pode afetar sua imagem no mercado e também suas relações comerciais.

O SBC Law é especializado em relação de consumo e pode adequar seu negócio aos direitos básicos do consumidor e os direitos e deveres de uma empresa na relação de consumo. Neste texto você acompanha algumas dicas de condutas indispensáveis.

Então preste atenção neste post e anote as dicas dos especialistas da SBC Law para sua empresa não precisar passar por essa experiência desagradável.

Caso você já pratique essas condutas, sua empresa está no caminho certo!

O que é uma demanda consumerista?

Certamente você já se deparou com clientes difíceis de lidar, por isso, sabe que reclamações e críticas são comuns e os motivos os mais variados.

A demanda consumerista nada mais é do que quando uma reclamação feita por um de seus clientes se torna uma ação judicial.

Você sabe perfeitamente que é completamente normal uma empresa precisar lidar com um ou outro processo judicial ao longo de seu crescimento, mas demandas consumeristas são do tipo que você certamente vai querer evitar.

Uma das lições mais fundamentais do mundo empresarial é construir relações, sejam elas comerciais, de parceria ou com clientes, um bom relacionamento é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio e quando se trata de clientes e consumidores, é realmente essencial manter uma boa relação.

Não entendeu o motivo de tamanha importância? Bom, você vai saber agora o quanto uma ação consumerista pode prejudicar a sua empresa.

Quais os prejuízos de uma ação consumerista?

Você viu que logo no início deste texto, citamos dois dos maiores prejuízos gerados por uma ação consumerista: o impacto na imagem da sua empresa e em suas relações comerciais.

Mas, fato é que esses não são os únicos prejuízos causados por ações de consumidores. Existem outros reflexos negativos de um processo judicial que você deve considerar.

Como o tempo e desgaste para solucionar o problema, e claro, como seus gastos com a demanda judicial vão interferir na sua estratégia financeira.

E vamos enfatizar que independente de ter uma demanda judicial, qualquer tipo de problema de relacionamento com o cliente pode trazer péssimos resultados para seu negócio, já que comentários negativos repercutem muito facilmente entre as pessoas, principalmente dentro da internet, com destaque para as redes sociais e canais de reclamação on line.

Esse tipo de repercussão negativa pode trazer danos irreparáveis, por isso, é fundamental que você tenha uma equipe preparada para lidar com as relações de consumo de maneira delicada e cuidadosa, é extremamente importante que seu negócio esteja de acordo com todos os direitos do consumidor, além de cumprir com seus deveres como empresa.

Para garantir que seu empreendimento se desenvolva com completa segurança, seguindo o código do consumidor e respeitando os direitos e deveres das relações de consumo, você pode contar com o apoio da SBC Law!

Com inteligência e expertise, nossos especialistas irão lhe guiar de maneira estratégica, a fim de obter resultados efetivos e desenvolvimento saudável para sua empresa.

Algumas boas práticas e o aconselhamento de quem entende do assunto, irão garantir que você não precise se preocupar com demandas judiciais consumeristas.

Como evitar ações judiciais de consumidores?

Para responder essa pergunta de uma vez por todas, preparamos uma lista de boas práticas que se aplicadas no dia-a-dia vão diminuir e muito as chances de sua empresa sofrer uma ação consumerista.

Seguindo essas condutas, dificilmente você precisará enfrentar prejuízos consequentes de ações desse tipo, confira:

  1. Definir procedimentos de controle de qualidade e segurança

Para produtos, esse tipo de procedimento pode ser aplicado, por exemplo, por meio do prazo de validade e condições de funcionamento. Já em casos de serviços, podemos citar como exemplo a mão-de-obra qualificada.

  • Não omitir informações ao apresentar seu produto ou serviço

Todo tipo de informação sobre o produto ou serviço deve ser especificada, pois o consumidor precisa saber exatamente o que está adquirindo/contratando. Por isso, quanto mais detalhes puder fornecer, melhor.

  • Ser claro nas publicidades

Qualquer promoção ou propaganda deve seguir critérios rigorosos de transparência, deixando claro a duração da promoção, limitação de compra por pessoa, dentre outras informações necessárias para manter o consumidor ciente sobre o que está sendo ofertado e dessa forma, evitar confusões.

  • Ter Política de Privacidade e Termos de Uso bem definidos

Esse tópico tem ligação direta com a LGPD e, portanto, um dos mais importantes da atualidade, especialmente para quem trabalha com e-commerce e plataformas digitais no geral. A Política de Privacidade e os Termos de Uso são essenciais na hora de coletar dados, além de serem parte dos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.

Entenda a LGPD e como ela funciona clicando aqui. (link blog LGPD)

  • Não realizar cadastros sem a permissão do consumidor

Mais um fator importante sobre segurança de dados e que está relacionado diretamente com a LGPD. É essencial que você tenha a permissão para coleta, tratamento e armazenamento de dados, respeitando e protegendo a privacidade do consumidor e mantendo uma relação de transparência.

  • Elaborar contratos com clareza

Não existe melhor método de prevenção de problemas judiciais do que um contrato bem elaborado, que determine obrigações, prazos e penalidades, garantindo segurança jurídica para ambas as partes.

Clique aqui e saiba mais sobre como elaborar contratos eficientes. (link blog contratual)

  • Sempre emitir nota fiscal

Não é novidade que recibos não possuem valor jurídico, portanto, emitir notas fiscais mostra para seus clientes o comprometimento e a idoneidade de sua empresa e seus produtos ou serviços. A emissão de notas fiscais também contribui para a sua estratégia tributária!

  • Não realizar cobranças abusivas de dívida

Existem diversas maneiras de realizar uma cobrança, mas é necessário atenção para não infringir o Código de Defesa do Consumidor, que discorda de cobranças abusivas e insistentes, que perturbam a vida do cliente inadimplente e geram problemas ainda maiores de relacionamento entre empresa e cliente.

Um método de cobrança eficaz e que vai trazer resultados positivos para sua empresa é a cobrança extrajudicial. Você sabe como funciona? Clique aqui e entenda. (link blog cobrança extrajudicial)

  • Fornecer assistência ao consumidor

Quando um cliente compra um produto ou contrata um serviço, ele espera que o relacionamento pós venda seja agradável e supra suas possíveis necessidades, por isso, nunca deixe de prestar assistência para seu consumidor, cumprindo o prazo mínimo de 90 dias e oferecendo garantia de seus serviços.

  1. Ter canais de comunicação e ficar atento às possíveis reclamações

Um canal de comunicação direto entre a sua empresa e o cliente é completamente necessário e pode evitar muitos problemas, inclusive os judiciais. Afinal, a comunicação é a chave para um bom relacionamento e não deve ser ignorada.

Com essa pequena lista de boas práticas sua empresa diminui significativamente os riscos de se expor em ações judiciais consumeristas e enfrentar prejuízos.

Esteja preparado para qualquer situação, conte o apoio e a orientação dos especialistas da SBC Law para manter seu negócio em uma posição de destaque.

Quer entender mais sobre as relações de consumo e saber como manter sua empresa dentro das tendências do mercado? Continue acompanhando o SBC Insights! Aqui você tem acesso às mais importantes atualizações do mundo jurídico e empresarial do momento e ainda recebe dicas valiosas de nossos especialistas para você aplicar ao seu negócio!

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