Como o Big Data impacta no mercado jurídico

Como o Big Data impacta no mercado jurídico

Você já refletiu sobre o impacto da informação no seu dia? Redes sociais, sites, aplicativos, tudo está conectado a você, levando conteúdo o tempo todo. Se esse cenário contribui para a sua formação de opinião, imagina o que poderia fazer para o seu negócio.

Apresentamos a você o conceito de Big Data. Esse termo se refere aos dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo por todas as pessoas, empresas e órgãos no mundo todo, toda troca feita por meio de uma conexão é captada e armazenada na nuvem.

No entanto sua relação é diferente da que você tem com o Facebook, por exemplo. O intuito do Big Data é fornecer a resposta segura para insights e decisões mais estratégicas para empresas de comunicação, finanças, jurídica, etc.

A abordagem do Big Data se baseia em: volume, velocidade, variedade, valor e verdade. As ideias de “valor” e “verdade” foram inseridas recentemente, por conta dos efeitos da Era da Informação.

Como o Big Data impacta no meio jurídico

No Direito já estamos falando há alguns anos sobre compliance e transformação digital, aliando tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Big Data, ao dia a dia do profissional jurídico.

O primeiro benefício do Big Data no escritório é a condensação de informações úteis para determinado processo. De maneira prática, o advogado consegue pesquisar o que ele precisa para embasar sua defesa e não perde tempo com isso, restando mais oportunidades de atuar estrategicamente e com maiores chances de ganhos nos tribunais.

Basicamente, o Big Data faz a coleta, análise e organização das informações, transformando-as em estratégias de negócio.

Com isso, a empresa se torna mais competitiva no mercado e pode, inclusive, prever tendências e comportamentos que também irão impactar no futuro jurídico.

Outra vantagem está sobre o aspecto da gestão. O Big Data contribui com indicadores financeiros e de produtividade do time, permitindo uma avaliação interna mais estratégica.

Além disso, a inovação permite que escritórios e departamentos arquivem seus próprios conteúdos, como teses, defesas, contratos, declarações, e com a vantagem da nuvem podem acessá-los com muita facilidade.

Em linhas gerais, o Big Data promove:

  • redução de custos;
  • economia de tempo;
  • desenvolvimento de produtos e otimização de ofertas e de tomadas de decisão.

E é totalmente personalizável, permitindo que pequenos e grandes escritórios ou departamentos jurídicos usufruam dessa nova jornada pelo futuro do Direito.

Sua empresa já está em compliance com essas ferramentas? A implantação delas também irá provocar a sua evolução, seja bem-vindo ao futuro, advogado 4.0.

Compartilhe:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados