Como será a volta ao escritório?

Como será a volta ao escritório?

Por mais que o home office ou teletrabalho tenha ganhado espaço durante a pandemia, o grande questionamento dos empresários nos últimos meses tem relação com a volta da rotina normal de trabalho nos escritórios físicos, já que a vacinação impulsiona o retorno aos escritórios e aumenta a expectativa para uma retomada da rotina de trabalho presencial. Mas, a grande pergunta é: como será a volta ao escritório?

Apesar do avanço da vacinação, a pandemia no Brasil ainda está longe de ser totalmente contida, por isso, um fato importante é pensar nas medidas de proteção que a empresa irá adotar para garantir a saúde e bem estar de seus funcionários.

Para essa retomada à normalidade, é preciso planejamento!

Mudanças nas empresas:

Muitos negócios foram economicamente afetados durante a pandemia e tiveram de repensar suas estratégias e criar novas soluções para se manterem ativos no mercado. Muitas empresas precisaram reduzir espaços físicos e quadro de funcionários para atravessar essa fase, mas e agora que a vacinação está avançando e a volta à normalidade finalmente está dando seus primeiros sinais? Como agir diante do novo normal?

Clique aqui e veja sobre as relações trabalhistas no período de pandemia.

Confira 3 mudanças que devem ser tendência para a volta ao escritório:

  1. Ambientes repensados

Reformular os espaços é essencial para essa nova fase, compartilhar a jornada diária com outras pessoas é um costume que pode causar estranheza para quem passou por um isolamento recente, por isso, é preciso avaliar os espaços, a quantidade de pessoas e as condições de segurança que o ambiente proporciona, garantindo ventilação natural, distanciamento e limpeza reforçada.

  • Aceleração da transformação digital

A inovação e tecnologia ganha cada dia mais espaço na sociedade e a pandemia acelerou essa transformação digital para as empresas. Quem ainda não tinha implementado a digitalização e a dado início a essa transformação dentro da sua empresa, precisou se adequar rapidamente e no processo de volta ao normal, deve priorizar esse tema que é tendência para os próximos anos.

  • Flexibilidade

A necessidade de um escritório físico não influencia nos novos formatos de trabalho. É preciso levar em consideração a experiência do home office e teletrabalho e utilizar esses modelos a favor da empresa, afinal, muitos colaboradores preferem esse novo modo de trabalho e pode ser produtivo para o futuro dos negócios.

Achou difícil se adaptar ao novo normal? O questionamento sobre como será a volta aos escritórios abre portas para diversas reflexões e, por isso, um novo planejamento se faz necessário nesse momento.

Ainda não entendeu o motivo de um planejamento ser tão importante? Pois saiba que ele sempre foi necessário!

Clique aqui e confira 4 motivos que provam que sua empresa precisa de um planejamento estratégico.

Atente-se às medidas de proteção!

Seguindo protocolos e prezando pela saúde dos funcionários e colaboradores, seu negócio terá muito mais segurança para um retorno presencial e muito mais chances de êxito nessa nova etapa.

Confira algumas dicas que são essenciais para manter tudo em ordem:

  • Medição de temperatura na entrada do escritório;
  • Álcool gel em pontos estratégicos;
  • Remodelagem do espaço para garantir distanciamento;
  • Revezamento na hora do almoço, durante o uso de salas e horas de descanso;
  • Uso de máscara durante todo o expediente;
  • Avisos sobre higienização das mãos;
  • Fechamento de pontos de encontro, como lanchonetes e cafés.

Claro que existem muitas medidas que podem ser tomadas para evitar o contágio no ambiente de trabalho, mas seguindo as dicas acima, já é possível um retorno presencial sem maiores preocupações.

Você acha que sua empresa está preparada para a volta ao escritório? Veja outra opção:

Muitos se adaptaram perfeitamente ao trabalho remoto, então, se seu negócio está indo bem e você não sente a necessidade imediata de retorno presencial, não se preocupe, muitas empresas estão optando por esse caminho.

Outra opção é mesclar o trabalho presencial com o trabalho remoto, já pensou em arquitetar um sistema de revezamento?

É simples e pode funcionar muito bem! Esse é um sistema que tem conquistado muitos adeptos ao longo desses últimos meses.

Gostou de saber um pouco sobre a retomada das empresas e o futuro do trabalho presencial? O período de adaptação pós pandemia deve demorar um pouco, mas certamente irá trazer benefícios para muitos negócios.

Que tal dar uma olhada em outros posts? Aqui no SBC Insights você encontra diversas dicas sobre as tendências do mundo jurídico e empresarial para te ajudar no sucesso da sua empresa!

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados