Elaboração de contratos: os 4 erros que vão colocar sua empresa em risco

Elaboração de contratos: os 4 erros que vão colocar sua empresa em risco

São erros comuns e que com certeza todo empresário já cometeu, mas com o respaldo adequado, podem ser facilmente evitados.

Certamente você já se perguntou como elaborar um contrato corretamente, mas a realidade é que não existe um contrato ideal, mas sim o contrato ideal para a sua empresa.

Contudo, existem algumas falhas que são cometidas com frequência e podem colocar seu negócio em risco.

Acompanhe este post até o final e veja um checklist com os erros mais comuns na elaboração de contratos, assim você evita falhas e garante a segurança do seu empreendimento.

Mas preste atenção, pois para a elaboração de um contrato verdadeiramente eficiente para sua empresa, deve-se avaliar diversos fatores, além de considerar obter auxílio de especialistas da área contratual.

Para defender os interesses de sua empresa na hora de elaborar e revisar contratos, você pode contar com os especialistas da SBC Law.

Porque contratos mal elaborados prejudicam a sua empresa?

Proteger a sua empresa de imprevistos e armadilhas contratuais não é uma tarefa simples!

Um contrato deve oferecer proteção legal e não riscos. Um contrato mal elaborado, além de trazer um desgaste desnecessário para ambas as partes envolvidas, pode facilmente resultar em ações judiciais.

E é nesse momento que é importante avaliar qual o custo de uma ação judicial e o quanto isso interfere na sua estratégia financeira.

Outro ponto importante para se avaliar, é o reflexo que isso pode trazer para a imagem da sua empresa. Sabemos que para ter um bom desenvolvimento no mercado é necessário ter uma boa imagem e ações judiciais não colaboram para isso.

Por isso é tão importante que você tenha auxílio de especialistas para lidar com as cláusulas, penalidades, prazos e definições contratuais da sua empresa, afinal, contratos dos mais diversos tipos fazem parte da rotina empresarial.

Portanto, se você pensa que basta seguir algumas orientações da internet e pronto, está muito enganado, esse é um dos maiores erros que empresários cometem e é exatamente por isso que aqui não vamos te dar dicas para elaborar contratos de forma eficiente, mas sim apontar erros que prejudicam e arriscam os seus negócios.

Não exponha sua empresa a contratos amadores, conte com a orientação de especialistas.

Veja os 4 erros que você não pode cometer:

1- Modelos padrões que não se enquadram ao seu negócio

Utilizar modelos padrões, na maioria das vezes encontrados no Google, definitivamente não é a melhor opção.

Na verdade, pode ser uma péssima opção para seu negócio, pois ao fazer isso é colocado em risco a autonomia da vontade das partes, um dos principais princípios nas relações contratuais.

O contrato precisa se adequar ao seu objetivo e para isso, você precisa de cláusulas que realmente supram suas necessidades, isso é crucial para a proteção de todas as partes envolvidas. Caso contrário, você pode se expor, colocando em risco seu negócio e em muitos casos até mesmo os bens da sua empresa ou seu próprio patrimônio.

Sempre opte por contratos desenvolvidos exclusivamente para sua empresa, um contrato efetivo é aquele que atende seus objetivos e protege legalmente seus interesses, contratos padrão Google não irão lhe garantir segurança.

2- Ser vago na descrição das obrigações

Um dos maiores erros ao se elaborar contratos é pressupor que os detalhes estão claros para todas as partes envolvidas.

A falha na especificação das obrigações pode gerar controvérsias, um contrato não específico resulta em dubiedades e mal-entendidos.

Portanto, preste atenção, quanto mais clareza, melhor!

3- Ausência de penalidades

Um contrato não necessariamente deve conter uma cláusula penal, mas penalidades são importantes para reforçar o cumprimento da obrigação proposta.

Essa cláusula impõe pagamento de indenização em casos de descumprimento total ou parcial de alguma obrigação, podendo também ser cobrada em casos de atraso no cumprimento da obrigação.

Elaborar um contrato com penalidades definidas certamente vai aumentar a garantia de eficiência do mesmo, e sua empresa estará mais segura e protegida.

4- Não definição de prazos

A não definição de prazos, pode gerar insegurança entre as partes, o que é perigoso.

A falta de clareza traz um tom de amadorismo e por isso deve ser evitada, a credibilidade do seu negócio é importante, se atente em definir prazos! É de extrema importância apresentar todos os prazos definidos para a execução das obrigações.

Além de que, a definição dos prazos é essencial para a elaboração de uma cláusula penal, como a citada no item 3.

Qual importância de elaborar um contrato sem erros?

Contudo, o mais importante é que você zele pela segurança e proteção da sua empresa.

É preciso pensar nos mínimos detalhes para que nada saia errado, qualquer falha pode prejudicar o futuro dos seus negócios. Por isso, na hora de elaborar contratos avalie os custos, prejuízos e consequências de decisões mal pensadas.

Como foi dito no início deste texto, um contrato deve trazer proteção legal e não dores de cabeça. Para te auxiliar, os especialistas da SBC Law utilizam de suas expertises para que sua empresa não se envolva em armadilhas contratuais e se exponha ao perigo. Quer saber mais sobre a atuação da SBC Law na parte contratual de empresas? Clique aqui.

E não se esqueça, para se manter atualizado sobre as tendências jurídicas e empresariais, basta acompanhar o SBC Insights!

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados