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Lawtechs – Como atuam e beneficiam o dia a dia no escritório

O mercado jurídico está mudando. Termos como compliance, inteligência artificial e automação de processos já estão presentes no dia a dia ou, pelo menos, nas leituras do advogado.

Essas transformações digitais não são conversas de uma jornada para um futuro utópico. São discussões promovidas pelo aumento de investimentos nas lawtechs. Um report da Tracxn mostrou que, entre 2012 e 2017, as startups legais receberam pouquíssimo apoio, por isso só começamos a sentir a mudança em meados de 2018, quando receberam cerca de 701 milhões de dólares em investimento, um aumento de quase 40%.

Mas, você sabe qual é o papel das lawtechs?

Também chamadas de legaltechs, elas são startups desenvolvedoras de softwares jurídicos. Têm como objetivo aprimorar a rotina do Direito, deixando aos profissionais o papel de especialistas estratégicos.

As lawtechs podem atuar com soluções de:

  • Analytics e jurimetria
  • Automação e gestão de documentos
  • Compliance
  • Conteúdo jurídico, educação e consultoria
  • Extração e monitoramento de dados públicos
  • Gestão de escritórios e departamentos jurídicos
  • Inteligência artificial
  • Redes de profissionais
  • Tecnologia Regulatória (RegTech)
  • Resolução de conflitos online

 As lawtechs desenvolvem aliados

É normal acreditar que a tecnologia pode substituir o profissional, ainda mais em tarefas tão intrínsecas na rotina. Mas, pare para refletir. É provável que as demandas burocráticas estejam tomando um tempo maior do seu expediente do que de fato a pesquisa ou a atuação em um caso, por exemplo.

Por isso, podemos ver que a área de atuação das lawtechs está muito mais para o papel de gestão e gerenciamento do que o pensante, o estratégico. A ideia é que os softwares jurídicos providos pelas startups desafoguem a sua mesa e deixem você com o cargo e a expertise que tanto estudou para conseguir.

Como as lawtechs contribuem para o dia a dia do advogado

As soluções tecnológicas estão aí para promover eficiência ao escritório ou departamento jurídico. Após a implementação de softwares a produtividade pode ser maior. Com isso, o advogado consegue melhorar o seu atendimento e ganhar vantagem estratégica sobre a concorrência, implicando em redução de custos e aumento da carteira de clientes.

Os impactos são positivos. No entanto, o recomendado é adaptar a equipe aos poucos, com soluções que resolvam pequenos problemas da rotina. Conforme a familiaridade aumenta, é possível investir em softwares mais sofisticados, como de jurimetria, Big Data ou com uma inteligência artificial mais desenvolvida.

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