O que é advocacia preventiva?

O que é advocacia preventiva?

Entenda o que é e porque é tão importante para o desenvolvimento da sua empresa

Você provavelmente já conhece a advocacia preventiva, mas você sabe como ela realmente funciona?

Hoje, você vai entender a função de um advogado preventivo e importância da sua atuação dentro de uma empresa.

Primeiramente, se você já ouviu falar em compliance, então você já sabe ou ao menos imagina o que é a advocacia preventiva, que se torna cada vez mais essencial no desempenho de empresas de diferentes portes e segmentos a fim de evitar judicializações.

A grande batalha desta área é mudar o hábito que a grande maioria das empresas possui de contratar advogados somente quando julgam necessário, geralmente ao receber uma notificação de ação judicial, que indica um alerta de perigo.

Quando esse tipo de situação ocorre, o advogado costuma perceber uma série de falhas e erros que a empresa cometeu e que poderiam ser facilmente evitados com a orientação de um profissional.

Por isso, o advogado preventivo tornou-se fundamental dentro de qualquer empresa que deseja se desenvolver e evitar desgastes desnecessários.

O que é a advocacia preventiva?

A advocacia preventiva é parte essencial de um bom jurídico empresarial, seu papel é atuar proativamente por meio de assessoria em questões jurídicas adequadas ao momento, como orientações sobre a legislação, acompanhamento na celebração de contratos e planejamento jurídico, permeando nos padrões legalmente exigidos e permitidos.

Seu objetivo é reduzir e até mesmo evitar um litígio, trazendo como consequência a rápida e segura apresentação das soluções compatíveis ao seu negócio.

A atuação proativa torna possível que sua empresa esteja sempre um passo à frente das outras.

Saiba a importância da advocacia preventiva:

Todo empresário precisa estar preparado para enfrentar os mais diversos tipos de situações e muitas vezes, a rotina empresarial proporciona condições desconfortáveis para que seu negócio tenha um desenvolvimento saudável.

E por isso, a advocacia preventiva é tão fundamental.

Mesmo sendo subestimada por alguns, essa área de atuação é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, isso porque com um trabalho de assessoria preventiva bem realizado economiza-se tempo, problemas judiciais e especialmente dinheiro.

Não se trata apenas prevenir problemas futuros, mas também remediá-los de forma mais assertiva e ágil, com orientações sobre legislação, acompanhamento em celebração de contratos e planejamento jurídico.

O que a advocacia preventiva pode fazer pelo seu negócio?

Com assessoramento preventivo pretende-se:  controle e diminuição da empresa no passivo, assessoramento no gerenciamento do pessoal, prevenção de litígios, tudo com a finalidade de não só se prevenir de eventuais problemas futuros, mas também remediá-los de forma mais assertiva e ágil.

Uma atuação proativa é definitivamente a melhor escolha para qualquer negócio que queira prosperar e se desenvolver de maneira saudável.

A implantação dessa estratégia preventiva possibilita a empresa ter maior proteção e segurança, portanto, se você quer que seu empreendimento se destaque no mercado, não há dúvidas de que um advogado preventivo vai fazer a diferença.

Quais as vantagens da atuação preventiva?

Para não restar dúvidas de que um serviço de advocacia preventiva bem executado pode elevar expressivamente o potencial da sua empresa, veja essa lista de benefícios que a atuação de um profissional proativo pode proporcionar para o seu negócio:

  • Economia:

Litígios e processos trazem grandes gastos, com perícias, despesas processuais, multas, honorários advocatícios, penhoras, bloqueio de contas… A lista de despesas é enorme e não há dúvidas que a prevenção dessas situações é uma economia expressiva para a empresa, tanto financeiramente, quanto emocionalmente, pois o desgaste para funcionários, colaboradores e parceiros também deve ser avaliado.

  • Redução de riscos e respaldo jurídico:

A análise de contratos e o acompanhamento de um advogado preventivo em negociações complexas aumenta significativamente a proteção da sua empresa e o motivo disso é que sua atuação será focada em seus interesses, com auxílio na elaboração, revisão e assinatura de contratos pertinentes ao dia-a-dia da empresa. Além de auxílio em decisões seguras e inteligentes em acordo com as regras jurídicas.

  • Destaque no mercado:

Junto com um jurídico eficaz vem uma melhor reputação da empresa no mercado. Profissionais especializados poderão lidar com as situações problemáticas de acordo com cada caso, colaborando para o prestígio do empreendimento e proporcionando mais segurança, garantia e confiança dos que se relacionarem com a empresa.

Com soluções inteligentes e propícias ao seu negócio, um advogado preventivo vai transformar completamente o futuro da sua empresa.

Já imaginou poder solucionar situações problemáticas antes mesmo de elas acontecerem? Pois esse é o papel fundamental do profissional proativo, visando maximizar o potencial da empresa e evitar litígios de forma a economizar tempo e dinheiro.

Como todo empresário, você quer alcançar uma posição de destaque no mercado, certo? Então, você precisa saber que para conquistar esse lugar, sua empresa precisa estar preparada para lidar com situações desconfortáveis e para isso, você pode contar com os especialistas da SBC Law.

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados