Por que fazer uma revisão fiscal? Veja os benefícios para sua empresa

Por que fazer uma revisão fiscal? Veja os benefícios para sua empresa

Já pensou em realizar uma revisão fiscal na sua empresa? Se você ainda não cogitou realizar esse procedimento, certamente você ainda não conhece os benefícios que uma revisão fiscal pode trazer para sua empresa, por isso, acompanhe este post e entenda como realizar uma revisão fiscal vai ajudar na redução de custos do seu negócio e até mesmo na recuperação de créditos tributários.

O que é a revisão fiscal?                                                                                                     

A revisão fiscal nada mais é do que uma análise de todas as atividades fiscais de uma empresa, incluindo:

  • Cálculo tributário;
  • Pagamento de impostos;
  • Escrituração fiscal;
  • Emissão de notas fiscais;

Quais os benefícios da revisão fiscal?

Através dela é possível corrigir erros tributários, recuperar o valor de tributos pagos indevidamente e reorganizar a área fiscal e tributária do seu negócio, reduzindo custos e riscos futuros.

Com isso, sua empresa poderá corrigir todos os antigos erros e estará em conformidade com a legislação fiscal atual, além disso, com o pedido de recuperação de crédito, sua empresa pode pedir ao Fisco o abatimento de descontos em obrigações futuras.

O que certamente vai trazer fôlego financeiro para seu negócio, afinal, a diminuição da carga tributária torna sua empresa muito mais saudável e competitiva para o mercado.

Seria péssimo descobrir que sua empresa está pagando tributos indevidos, não é? Talvez sim, mas procure analisar essa correção fiscal como uma oportunidade de investimento futuro!

Utilizar o valor que será adquirido com a recuperação de crédito e a diminuição dos tributos que devem ser pagos, pode trazer resultados surpreendentes para sua empresa.

Conheça os regimes tributários brasileiros e os impostos que pequenas e médias empresas não podem deixar de pagar!

Como uma revisão fiscal é feita?

A revisão fiscal é feita por meio de uma análise e auditoria de todas as atividades fiscais da empresa, seu objetivo é recuperar créditos tributários e desenvolver estratégias de organização para a área fiscal do seu empreendimento.

Mas atenção: esse é um trabalho que deve ser feito por especialistas!

Para realizar uma revisão fiscal é necessário amplo conhecimento sobre a legislação e suas modificações, que devem ser analisadas ao longo dos anos passados, verificando alíquotas e a incidência delas.

Quer ajuda com isso? A SBC Law pode te auxiliar no processo de revisão fiscal da sua empresa e pedido de recuperação de créditos tributários!

Conheça mais sobre nosso escritório clicando aqui.

4 motivos para realizar uma revisão fiscal na sua empresa!

Se você ainda tem dúvidas de como a revisão fiscal pode ajudar a sua empresa, a SBC Law identificou 4 motivos que certamente vão fazer toda a diferença na hora de decidir realizar a revisão dentro do seu negócio, confira:

  1. Contribuição para a recuperação de créditos tributários e preservação do caixa
  2. Revisão da estrutura financeira e operacional do negócio;
  3. Identificação de eventuais irregularidades, possibilitando antecipar correções de falhas que poderiam gerar multas e penalidades;
  4. Apontamento de possibilidade para o uso de incentivos ou benefícios fiscais.

É muito comum que empresas não se atualizem junto da legislação e cometam erros, pagando tributos indevidos ou em duplicidade, por isso, a revisão fiscal é tão importante!

Agora, você vai conhecer alguns casos onde a recuperação de crédito tributário se aplica, caso sua empresa se identifique com uma destas situações, é importante pedir para um especialista verificar e revisar os tributos do seu negócio o quanto antes!

Para isso, você pode contar com a SBC Law! Nossa equipe de especialistas possui experiência com casos como o seu e vai te auxiliar nessa etapa de revisão fiscal e recuperação de créditos tributários.

Sua empresa já precisou pagar o ISSQN em duplicidade?

Infelizmente essa situação costuma acontecer com empresas que sofrem alteração no endereço de sua sede, mas sem deixar de prestar serviços na cidade anterior.

Essa troca de endereço pode resultar na duplicidade do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, afinal, ele é um imposto municipal e, portanto, as duas prefeituras disputam o seu recolhimento.

Mas fique sabendo que a bitributação do ISSQN é inconstitucional e, portanto, você deve buscar ajuda para reverter essa situação desagradável.

Entenda mais sobre o pagamento em duplicidade do ISSQN.

Outra situação que precisa deixar você e a área fiscal da sua empresa atenta é a recuperação do PIS e COFINS!

Recuperação de crédito tributário PIS e COFINS:

Você sabia que empresas do Simples Nacional podem recuperar tributos pagos indevidamente?

A recuperação de créditos tributários é realizada a partir do levantamento de valores recolhidos a mais ou indevidamente e é amparada pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014.

Se você pensa que somente o PIS e COFINS estão inclusos nesta Lei, está enganado… Existem alguns outros tributos que podem ter sidos pagos em duplicidade ou em quantia maior do que a devida e também podem ser recuperados.

Por isso é tão importante consultar um especialista no assunto! A SBC Law vai te ajudar a revisar toda sua área fiscal e tributária e recuperar valores que sua empresa está pagando indevidamente!

Gostou de saber mais sobre a revisão fiscal e seus benefícios?

Continue acompanhando o SBC Insights e fique sabendo de tudo que há de mais importante no cenário jurídico empresarial atual, aqui você encontra as melhores dicas sobre negócios e o suporte de especialistas!

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados