Retomada econômica para as empresas: como agir e o que esperar

Retomada econômica para as empresas: como agir e o que esperar

Você já conseguiu notar os primeiros sinais de retomada econômica para as empresas? Acompanhe este texto e confira como será essa nova fase!

Com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades, já é possível notar alguns indícios de retomada econômica para as empresas, um forte sinal são os dados sobre recuperação judicial.

Em julho de 2021, os pedidos de recuperação judicial de empresas tiveram uma queda de 45,2% em comparação com julho de 2020, sabe o que isso significa?

Que o relaxamento de medidas restritivas, combinado com a vacinação da população, está afetando positivamente a vida financeira das empresas. Seu negócio está sentindo este impacto?

Entenda a recuperação judicial e porquê ela é tão importante para estabelecer a estabilidade da economia:

Clique aqui e leia mais sobre a lei de recuperação judicial e falência.

Como pequenas e médias empresas estão reagindo à retomada econômica?

Para você compreender a rapidez dessa movimentação na economia, trouxemos alguns dados da Jucesp (junta Comercial de São Paulo), confira!

Em São Paulo, o mês de julho deste ano (2021), bateu recorde histórico de abertura de novas empresas, foram 26.614 novos negócios.

Neste mesmo mês, o número de fechamento de empresas alcançou 10.367, ou seja, o saldo foi positivo e são 16.247 novos empreendimentos ativos no mercado.

Sabe o que isso significa? Esses negócios são fundamentais para garantir a retomada econômica do país.

E as Pequenas e Médias Empresas estão lidando muito bem com a movimentação no mercado e podem esperar bons resultados para o futuro.

A expectativa é que durante o segundo semestre do ano, a situação pandêmica melhore e a economia retome sua performance.

Qual a importância das micro, pequenas e médias empresas para a recuperação da economia?

A retomada econômica depende da geração de emprego e renda, e para isso, as coisas precisam estar indo bem com as micro, pequenas e médias empresas.

O motivo é que esses negócios representam 99,5% das empresas do Brasil e, por isso, são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no país.

Ou seja, possuem papel fundamental na retomada da economia no país.

A recuperação impacta diretamente a confiança financeira de empresários e apesar de micro, pequenos e médio negócios serem os mais afetados pela situação pandêmica, a tendência é que o desempenho econômico das empresas melhore cada vez mais.

Como sua empresa está lidando com a volta à normalidade?

Muitas empresas que sofreram o impacto econômico da pandemia, precisaram repensar suas estratégias, criar novas soluções e adaptar seu método de trabalho, só assim puderam se encaixar nas tão urgentes exigências do mercado durante a pior fase do Covid-19 no Brasil.

Mas, o avanço da vacinação, nos permitiu observar uma melhora significativa dos casos e a desaceleração do contágio, isso deu esperanças para quem estava quase desistindo, mas ao mesmo tempo, uma sensação de insegurança sobre o futuro.

Afinal, como será a volta à normalidade? Como agir diante dessa nova fase do mercado?

Certamente o principal é seguir os cuidados básicos e recomendações da OMS para manter a segurança de todos os colaboradores e garantir que a retomada seja tranquila e produtiva.

Mas, sem deixar de lado a estratégia, segurança e planejamento do negócio.

Que tal conferir algumas tendências para os escritórios na volta dos trabalhos presenciais?

Clique aqui e veja como encarar esse desafio sem dificuldades.

Precisa de ajuda para deixar tudo em ordem no seu negócio?

Encarar a retomada econômica será um tanto quanto complicado, mas certamente, será mais fácil alcançar resultados positivos com o suporte de especialistas, que entendem de negócios e soluções inovadoras.

Como o SBC LAW pode auxiliar na retomada econômica das empresas?

É simples, seu negócio precisa estar completamente alinhado com as novas perspectivas do mercado.

Para isso, é necessário um novo estudo que garanta segurança jurídica e financeira para os próximos anos.

A regra é evitar o máximo de problemas possíveis, portanto, uma assessoria jurídica especializada fará toda diferença.

Regras mudam o tempo todo e para se manter ativa no mercado, sua empresa precisa estar em total compliance.

É necessário conhecimento sobre as mais novas tendências do mercado e também o acompanhamento de mudanças legislativas que podem afetar seu negócio.

Fique atento às atualizações do SBC Insights! Aqui você encontra informações importantes para lidar com o dia a dia empresarial, como por exemplo, dicas para administrar sua empresa em situação de crise ou atualizações sobre as relações trabalhistas durante a pandemia.

Compartilhe:

Veja também:

Receba conteúdos atualizados

SÃO PAULO

Al. Rio Negro, 500 – Torre A – 17º andar
CEP 06454-000 – Alphaville – Barueri – SP

+55 11 3254-6999

Política de Privacidade - SBC Law Advogados © 2021 - Todos os direitos reservados